terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Rock pede inovação

A música brasileira pede ousadia. E faz tempo que o Rock pede inovação. Esse gênero musical sobrevive de fãs que curtem bandas com....mais de 30 anos de estrada.

No seu surgimento, o rock'n'roll era música dos jovens, seus pais odiavam o som, muito barulhento para seus ouvidos. O Rock sobreviveu por décadas soberano nas paradas musicais, com ícones que poucos outros gêneros musicais tiveram. Quem nunca ouviu falar de Elvis Presley, Beatles, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, e os derivados do Rock, como os metaleiros do Metallica, o grunge do Nirvana, o pop de Oasis, enfim.

Mas parece que a fonte secou. O Rock viveu esses anos todos com novidades, musicas diferentes, inovações, bandas e músicos cada vez mais inusitados e brilhantes. Os anos 2000 não foram nada prodigiosos para os amantes do som. Há teóricos que dizem que o surgimento de novos gêneros musicais raptou um público que antes era roqueiro. Mas o fato é que no século 21, coisa nova no rock não teve.

O que acontece afinal? Há bandas novas muito boas, como Strokes, The Vines, Artic Monkeys, Wolfmother, mas por que elas não provocam um impacto como provocavam Elvis, Beatles, Hendrix, Ramones, Metallica, Nirvana, fazendo uma verdadeira revolução no mundo da música como ninguém jamais viu?

A resposta pelo jeito parece vir somente no futuro, quando olharemos para os anos 2000 e diremos: "Os 2000 foi mesmo excasso de rock. Graças a Deus que as décadas de 2010, 20, 30 surgiram uns rapazes que resolveram ressucitar o tal Rock'n'Roll". Pelo menos é o que espera os fãs dessa música que ja reinou por muito tempo.



E você? Também acha que o Rock está morto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário