segunda-feira, 23 de novembro de 2009

5 Melhores Solos - All Along the Watchtower


Não faz muito tempo, fiz um post falando dos 50 melhores solos de todos os tempos (clique aqui).
Durante essa semana, farei posts dando detalhes da criação e da importância dos 5 primeiros colocados, começando pelo 5º - All along the watchtower, de Jimi Hendrix.

Poucos sabem, mas na verdade essa música é uma versão. Ela originalmente foi gravada, e composta, por Bob Dylan, sem guitarras, apenas violão, bateria, baixo e uma gaita.

Jimi Hendrix gravou essa música em seu albúm Electric Ladyland (1968) e, segundo o engenheiro do estúdio Andy Johns, assim que ele ganhou uma fita com gravação de Dylan foi rapidamente ao estúdio. "Hendrix entrou com essa fita e todos ouviram pela primeira vez no estúdio", lembrou Johns

Eddie Kramer, engenheiro de som de Hendix, diz que ele tinha uma sólida compreensão de como a música era para ser arranjada e executada, mas, na primeira sessão de gravação, não conseguiu passar bem suas ideias. Dave Mason, que participava gravando o violão de 12 cordas, tiha a função de dobrar a guitarra de Jimi (se Hendix tocava uma nota uma vez, ele deveria tocar essa duas, por exemplo) mas não conseguia atingir o que o famoso guitarrista considerava ideal, o que fez Jimi repreendê-lo várias vezes.

A necessidade de perfeição do guitarrista fez com que seu baixista, Noel Redding, abandonasse o estúdio de gravação. Manson acabou assumindo o baixo e o próprio Hendrix acabou tocando nas sessões finais.

Assim que a base da música ficou do seu jeito, Hendix voltou sua atenção para os 4 solos que faria na música. "Quando Jimi começou a trabalhar em seus solos, a sessão foi bem rápida", diz Kramer. "A coisa que me impressiona era como ele estava preparado. Uma coisa que as pessoas não percebem é que Jimi sempre fez sua lição de casa. Ele e o produtor Chas Chandler sempre se reuniram para elaborar ideias bem antes de ele entrar no estúdio. Jimi sabia exatamente o que queria tocar."

Note que ele usa diferentes timbres em cada parte, a mais visível é o último, em que ele usa o pedal whua-whua. "Lembro-me dele com um isqueiro para reproduzir a seção de slides, e que um efeito de delay foi aplicado mais tarde em cada uma das seções. Eu usei uma placa de reverb EMT-que era a única coisa tinhamos no momento", lembra Kramer.

Bob Dylan, o compositor da canção, descreveu sua reação ao ouvir a versão de Hendrix: "Ela tomou conta de mim. Ele tinha esse talento, ele poderia encontrar as coisas dentro de uma canção e desenvolvê-las. Descobriu coisas que outras pessoas nem pensariam em encontrar lá dentro. Tomei licença de sua versão e continuo a tocá-la até hoje. "

No booklet que acompanha seu álbum Biograph, Dylan disse: "Eu gostava da gravação de Jimi Hendrix e, desde que ele morreu, eu sempre toco do seu jeito... Estranho como quando canto, sempre sinto que é uma homenagem a ele".

Clique aqui para ouvir a versão original gravada por Bob Dylan
E aqui caso ainda não tenha ouvido a versão de Hendix no estúdio

E veja abaixo Hendrix executando All Along the Watchtower ao vivo:

Ouviu as duas versões ?? Qual você preferiu ??

fontes: Guitar World
Kramer, Eddie (1992). Hendrix: Setting the Record Straight

Nenhum comentário:

Postar um comentário