O álbum (originalmente duplo) abre com And The Gods Make Love, experimento sonoro feito a partir da superposição de diversos vocais e solos de guitarra distorcidos, amplificados e alterados, como que à nos preparar para o que encontraremos pela frente.
Segue com Have You Ever Been (To Electric Ladyland), uma "balada" na qual Jimi nos convida para uma "viagem" pelo seu território (você já esteve na terra da dama elétrica?/o tapete mágico está te esperando/por isso não se atrase/quero lhe mostrar diferentes emoções/quero conduzir-te através de sons e movimentos/a mulher elétrica nos espera/está na hora de partir...).
A faixa seguinte, Crosstown Traffic, Jimi faz uma versão pesada e bem pegajosa de uma canção de Bob Dylan (o que poca gente sabe). Uma curiosidade: sabe como Jimi faz o som do riff de introdução? Ele colocou um pedaço de papel e o colocou entre os dentes de um pente fino. Ao assoprar o papel, temos esse som! Simplicidade que só um gênio consegue descobrir.
Na próxima, temos Voodoo Chile - verdadeiro blues urbano baseado em "Catfish Blues" - no qual Hendrix nos fala de suas raízes. Aquele blues de pouco mais de 15 minutos de duração que os mestres do passado certamente aplaudiriam de pé.
Depois temos Little Miss Strange de autoria do baixista Noel Redding - a música tem uma pegada mais leve, mais de bandas do começo dos anos 60 sabe?; Long Hot Summer Night, Come On (Let The Good Times Roll) de autoria de Earl King - uma das melhores do álbum,
Gypsy Eyes com seu riff seguindo a linha melódica do vocal, fazendo uma combinação única (aqui Jimi esboça um pouco do efeito wah-wah)
A melódica Burning Of The Midnight Lamp no qual Jimi retoma um pouco do lirismo do álbum anterior (a manhã acabou/e o dia também/não há mais nada/exceto a lua aveludada/hoje eu sentí toda minha solidão/pois é demais/fazer um homem suportar a sí próprio/e eu aquí sozinho vendo as horas passando).
Depois vem Rainy Day, Dream Away, e Still Raining, Still Dreaming (a guitarra de Hendrix parece conversar cpm você nesta faixa), que se tratam praticamente da mesma faixa - porém entre elas como se de repente se abrisse uma janela que nos levasse para outra dimensão temos 1983... (A Merman I Should Turn To Be) e Moon, Turn The Tides... Gently, Gently Away (uma música bem "doida", com Hendrix entrando fundo na psicodelia), que na realidade tratam-se de apenas uma longa suíte impregnada de experimentalismo e psicodelia, antecipando o que viria à ser chamado de "Rock Progressivo" na década seguinte.
A próxima é House Burning Down, uma faixa com uma pegada forte, linha vocal poderosa e é meio que uma introdução para o "gran finale" do álbum...
A penúltima faixa é a famosa All Along the Watchtower de Bob Dylan, que você pode conhecer ela mais profundamente no post sobre ela - só clicar aqui.
A última e a melhor faixa é a lendária Voodoo Chile (Slight Return). O pai de todos os riffs, na introdução usando o pedal de wah-wah, passando pelos versos, o refrão, os solos, a psicodelia, enfim, se pudéssemos resumir Jimi Hendrix em uma música, essa seria Voodoo Chile (Slight Return).
O fim chegando
Quando se alcança o auge, a lógica é começar a cair.
Apesar da obra-prima criada por Hendrix, sua banda, a Jimi Hendrix Experience, estava acabando. Mesmo antes do álbum, havia muitas mudanças nos integrantes, principalmente nos baixistas.
Hendrix passou os dois últimos anos de sua vida tentando organizar uma nova banda e gravando uma grande quantidade de músicas, até chegarmos ao lendário festival de Woodstock - e sua morte em setembro de 1970, aos 27 anos.
Este é um vídeo de Hendrix tocando Voodoo Chile em Woodstock
Fontes: Wikipedia, Whiplash.net
torrent
Nenhum comentário:
Postar um comentário