sábado, 5 de dezembro de 2009

5 Melhores Solos - Free Bird


Seguindo com os posts dos melhores solos do rock, hoje falaremos do solo que ficou em 3º lugar na lista - Free Bird - Lynyrd Skynyrd, guitarristas: Allen Collins

O melhor depoimento sobre essa música é dado pelo guitarrista Gary Rossington a revista Guitar World, que é a mesma que fez a lista: "Free Bird foi uma das nossas primeiras músicas. Allen Collins, tinha os acordes do começo, aquela parte da música mais bonita, mas o Ronnie (Van Zant, vocalista na época) ficava dizendo que eram muitos e ele não conseguia achar uma melodia para ela. A gente estava só começando a escrevê-la e ele pensava que tinha que mudar junto com cada acorde".
"Então um dia nós estavamos ensaiando e o Allen começou a tocar aqueles acordes e o Ronnie disse: 'Que b
onito. Toca outra vez.' Allen tocou e Ronnie disse, 'Okay, já sei.' E ele escreveu a música em 3 ou 4 minutos."
"Quando começamos a tocá-la em alguns clubes, tocavamos apenas a parte lenta. Foi quando o Ronnie disse, 'Por que você não faz alguma coisa no fim para que eu descanse um pouco?' Então eu fiz aqueles 3 acordes do fim e o Allen tocou em cima deles, depois eu solei e depois ele solou... isso foi uma jam de uma noite. Começamos a tocar desse jeito, mas o Ronnie dizia que ainda estava pequena, que deviamos aumenta-la. Ele estava exausto por causa dos shows seguidos que faziamos. Foi quando um roadie nosso mostrou uma introdução que ele havia feito no piano. Era Billy Powell. Na hora ele entrou para banda"

Quando a banda foi para o estúdio gravar o albúm
pronounced 'lĕh-'nérd 'skin-'nérd, de 1973, o solo foi tocado apenas por Allen Collins em uma Gibson Explorer. Esse solo incrível, que tem quase 5 minutos, toma a música de assalto e a transforma, faz com que ela cresça. Ele termina em fade-out, que é quando o som vai abaixando. Esse solo é baseado quase todo na escala de Sol Menor (Gm). Impossível imaginar ela sem esse solo.
Os slides do começo foram feitos por
Rossington em uma Gibson SG e a base em uma Les Paul.

Abaixo o vídeo deles tocando sua obra prima ao vivo em 1975



PS: Preste atenção na parte lenta, quando eles imitam passárinhos na guitarra

Para baixar a música clique aqui
Para ver a lista de melhores solos clique aqui
Para ver o post sobre All Along the Watchtower clique aqui
Para ver o post sobre Confortably Numb clique aqui

Próximo Post: Eruption

Nenhum comentário:

Postar um comentário