quarta-feira, 25 de novembro de 2009

5 Melhores Solos - Comfortably Numb


Dando continuidade ao post dos melhores solos do rock, hoje falaremos do solo que ficou em 4º lugar nessa lista - Comfortably Numb - Pink Floyd, guitarrista: David Gilmore.

A música é fruto da união das duas cabeças pensantes do Pink Floyd, David Gilmour e Roger Walters. O primeiro tinha como ideia usar essa música em seu álbum solo, mas decidiu que ela seria melhor aproveitada se fosse gravada com sua banda.
Walters fez a letra dando sequência ao álbum conceitual The Wall, que conta a história de Pink, um garoto que é renegado pela sociedade desde os primeiros dias da sua vida e constrói um muro em sua consciência para isolá-lo da sociedade (para mais deltalhes clique aqui).

Nessa música, Pink está passando mal antes de um show e um médico aparece para medicá-lo . O interessante da música é o diálogo. Walters canta suas estrofes como se fosse o médico e Gilmour canta o refrão como se fosse Pink. Essa mesma dinâmica foi usada em outra música do álbum: Mother, onde Gilmore é a mãe e Walters é Pink.

Bom, mas vamos ao solo que é o que interessa,

"Você podia dar um Ukelele pra ele que ele o faria soar como uma Stradivarius", afirmou o co-produtor do álbum Bob Ezrin a revista Guitar World. Gilmour explicou como realiza seus solos: "Eu gravei uns cinco ou seis solos e realizei meu procedimento de sempre, que é ouvi-los do começo ao fim e tirar as partes boas para criar um ótimo solo".
O solo é baseado na escala pentatônica de B (Si) menor e o que é interessante, é que Gilmour, em todos os shows ao vivo, improvisa durante essa parte, tentando nunca se repetir.

Baixe aqui o álbum
Clique aqui caso queira ver a tradução da letra (está como scissor sisters, mas é a mesma coisa)
Se você não viu a lista dos melhores solos clique aqui
Clique aqui para ouvir a versão original
E aqui para ver o post sobre All Along the Wachtower

Abaixo, Gilmour toca o solo ao vivo no Live 8, que reuniu todos os integrantes da formação clássica do Pink Floyd pela última vez:



A música tem tanta inluência que, inclusive tem sua própria comunidade no orkut, com mais de 4.000 membros. Clique aqui para acessá-la.

Próximo post - Free Bird

Nenhum comentário:

Postar um comentário