domingo, 22 de novembro de 2009

Hoje, 22 de novembro, faz 41 anos que os Beatles lançaram o famoso Álbum Branco

Em 22 de novembro de 1968, a maior banda de todos os tempos lança o álbum mais vendido de sua história. Intitulado apenas de The Beatles, o álbum duplo ficou conhecido como Álbum Branco - devido à capa criada por Richard Hamilton. Podemos dizer que esse álbum mostra a maturidade dos Beatles - e o começo do fim.


Em meio à meditações na Índia


O álbum foi concebido na época em que os Beatles estavam em meio à meditação de Maharishi Mahesh Yogi - famoso guru indiano que encantou George Harrison e os outros integrantes com suas meditações. É nesse período que John Lennon afirma que suas melhores canções foram escritas. Porém, após um tempo, os rapazes de Liverpool acabaram decepcionando-se com Maharishi e abandonaram ele e a Índia. Motivos são vários, mas é certo que Maharishi não gostava que seus mais famosos discípulos usassem drogas; e Lennon certamente ficou chocado com o supossto assédio sexual de Maharishi em Mia Farrow.



As músicas

O álbum possui 30 músicas, dividas em 2 discos. Foi uma ousadia da banda, pois era muito raro e não comercialmente vantajoso para alguma banda fazer um álbum duplo. Mais tarde, porém, podemos notar que foi um acerto, afinal, esse é o álbum mais vendido dos Beatles de todos os tempos.



As principais canções do álbum são Back in the U.S.S.R (música que não teve participação de Ringo Starr, pois estava brigado com o resto da banda na época da gravação da música), Glass Onion (música de Lennon falando sobre fãs que tentavam descobrir mensagens subliminares nas músicas dos Beatles), Ob-La-Di, Ob-La-Da (música de Paul McCartney. Lennon, Harrison e Starr ficaram cansados de tanto gravar esta música, que tomou cerca de 60 takes, a ponto de John declarar que odiava a canção. É considerada uma das piores músicas dos Beatles), While My Guitar Gently Weeps (canção de George Harrison, com participação de Eric Clapton nas guitarras), Blackbird (uma das melhores baladas de McCartney), Julia (de Lennon, dedicada a sua mãe. Somente John participou da gravação), Birthday (uma das últimas músicas que John e Paul colaboram juntos para a composição), Sexy Sadie (fala sobre a desilusão de John pelo fato do guru Maharishi ter supostamente tentado seduzir Mia Farrow), Helter Skelter (foi uma tentativa de Paul gravar a música mais barulhenta que ele pudesse fazer. É considerada a primeira música de Heavy Metal), Revolution 1 (uma versão acústica da Revolution lançada anteriormente como um single).



O começo do fim - a chegada de Yoko Ono


A relação entre os quatro músicos já não estava das melhores, com os egos falando cada vez mais alto e tensões crescentes entre os membros. Conciliando as gravações com a nova empresa Apple Corps, os companheiros de banda acabaram se tornando homens de negócios, o que desgastou e muito a relação entre eles.


Mas a principal causa para os atritos é a nova namorada de John Lennon: Yoko Ono. Yoko entrava nos estúdios a toda hora e dava palpite em tudo. O fato de John Lennon ouvir mais a opinião dela do que os companheiros irritava os outros.

Segundo George Harrison: "John apresentou as instalações de Abbey uma vez, e ela nunca mais foi embora... Aparecia todo santo dia".

A individualidade dos integrantes ficaram bem mais à mostra neste álbum. Muitas vezes Paul gravava em um estúdio, John em outro e George em um 3º estúdio diferente. Durante muito tempo os Beatles estavam com ons nervos à flor da pele - até o pacífico Ringo Starr chegou a abandonar as gravações devido aos constantes atritos.

Neste 22 de novembro temos que comemorar um álbum de extrema criatividade da maior banda de todos os tempos, com canções que só gênios da música poderiam fazer.

Alguns links: Comunidade do Orkut - aqui; Torrent para o álbum - aqui

Aqui está um clip com alguns trechos das sessões de gravações do álbum

Nenhum comentário:

Postar um comentário